SERVIDORES DA SAÚDE PASSAM POR CAPACITAÇÃO SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR AO RECEBER UNIDADE DO CEREST

Os servidores da Açailândia do setor de Vigilância em Saúde, núcleo hospitalar, Atenção Básica, colaboradores da CEREST, do CTA e do Centro de Referências Técnicas Regionais estão participando de uma capacitação em Saúde do Trabalhador, de 23 a 25 de maio, no auditório da sede da Vigilância em Saúde, em Açailândia, com o objetivo de preparar estes profissionais para atuarem no CEREST Regional Açailândia.

O CEREST é gerenciado pela Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), vinculado à Regional e à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST). Suas ações são direcionadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como área de abrangência os 08 municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Açailândia. 

A capacitação foi conduzida pela equipe técnica do CEREST Estadual: Celso Henrique, engenheiro do trabalho; Maria Aflitos, enfermeira do trabalho; Adriana Feijão, fonoaudióloga; Tais Redes, coordenadora do CEREST Estadual. Na capacitação, foram abordando os temas de “O que é o CEREST?”; “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; “O sistema de notificação de agravos”; “Inspeção no trabalho”, visando qualifica as ações da administração municipal na área da saúde do trabalhador.

Para Adriana Alencar, a capacitação oportuniza aquisição de conhecimento para promover a saúde do trabalhador. “A capacitação é excelente para adquirir conhecimento sistematizado com o olhar também voltado para os cuidados e saúde do trabalhador. Ajudando desenvolver protocolos de prevenção, controle e enfrentamento dos problemas de saúde relacionados ao trabalho e intensifique os cuidados com os trabalhadores. Garantido, por meio de políticas públicas e socioeconômicas, a redução do risco de doenças relacionadas ao trabalho”, concluiu a coordenadora do CEREST Regional Açailândia.

ASCOM 
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário