O encoleiramento canino faz parte do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde articula com o a Secretaria Municipal de Saúde, via Unidade de Vigilância em Zoonoses, a implantação do programa no município de Açailândia. Em uma reunião com as equipes da saúde do Estado e Município, nesta manhã de quinta-feira, 01 de dezembro, Josué Galvão, diretor da UVZ, tratou dos últimos ajustes para implantação do Plano Municipal de Encoleiramento Canino.
O programa prevê a colocação em cachorros de coleiras com repelente contra o mosquito de leishmaniose. A ação tem como objetivo reforçar o combate à leishmaniose visceral (calazar) no município e está previsto para ter início de janeiro de 2023.
Josué Galvão, diretor da UVZ, destacou a ação positivamente. “Este projeto permitirá o combate eficaz do calazar em cães em nosso município. O calazar é uma doença que acomete principalmente os cães domésticos, essa coleira tem um inseticida, chamado deltametrina, que repele o mosquito-palha, transmissor da doença. A partir do momento que a coleira é colocada nesse cão, o mosquito vai ser repelido, e assim o ciclo da doença vai ser quebrado”, frisou.
ASCOM
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você
Nenhum comentário:
Postar um comentário